ATA DA QUARTA REUNIÃO DO COMITÊ CONSULTIVO/EXECUTIVO DA
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – HOMEOPATIA BRASIL (BVS-Ho.Br.)

No dia nove de Outubro do ano 2003, na sede da BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, em São Paulo-SP., foi realizada reunião com equipes representantes do Comitê Executivo da BVS-Ho. e da BIREME a saber:

BVS-HOMEOPATIA
Coordenador Geral BVS-Ho.
Dr.Álvaro Mesquita Jr.

FEMHPr.-Fundação de Estudos Médicos Homeopáticos do Paraná
Dr.Nelson Pala

AMHB – Associação Médica Homeopática Brasileira
Dr. Matheus Marim
neste ato representado pela Sra. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla – Bibliotecária

Representantes da Entidade APH - Associação Paulista de Homeopatia Dr. Márcio Armani e Maria Helena Moris – ausências justificadas

BIREME:
Coordenadora do Departamento–DFI-Desenvolvimento de Fontes de Informação-BIREME
Sra. Nádia Hommerding

Administradora dos Trabalhos da BVS-Ho.
Sra.Mara Lúcia Gomes


Iniciou-se a reunião com a Sra. Mara da Bireme apresentando o que foi realizado no período entre 07 de agosto (nossa última reunião) e a presente data 09 de outubro de 2003, conforme descrito abaixo:

1) Ajustes e correções na página da BVS-Ho., dos itens citados em reunião anterior;

2) Inclusão das seguintes Seções na página:

Sala de Leitura
(disponível - já incluído o texto do mês de Outubro)

Diretórios de:
Instituições, Pesquisadores e Projeto

Organon
(disponível – opção de link para o site)

LIS – Sites em Homeopatia

Comitê Consultivo
(disponível – com logotipos das entidades e links para acesso)

3) Catálogo de Revistas em Homeopatia estará disponível no mês de novembro corrente, com os 176 títulos já enviados.

4) Fonte de Informação Newsletter Homeophaticum conforme sugestão da Mara poderemos estar criando a Seção Boletim com link direto, antes porém, verificar questões autorais. Sobre isso, Dr. Nelson Pala – FEMHPr. prontificou-se em manter contato com a Instituição pedindo autorização por escrito.

5) Capacitação das Sras. Maria Helena Moris – APH e Rosângela Ap.Fidelis Brambilla – AMHB – para operacionalizar as Seções Notícias e Veja Também.

Acrescentou se teríamos outras sugestões para a Seção Enquête, (tirá-la do ar temporariamente/voltar). Concluímos que nesta fase, é importante mantermos esta Seção, pois, conforme acompanhamento no período de 04 de agosto a 10 de outubro do corrente temos o resultado de que 46 pessoas responderam a pesquisa. Como sugestão Dr.Nelson Pala sugeriu, para uma outra etapa, elaborarmos formulário/perguntas para estatística de utilização das seções do site da BVS-Ho.

Na parte visual da página da BVS-Ho. a Sra. Nádia informou que até dezembro do corrente estará concluído o lay-out/design.

Finalizando a parte da apresentação a Sra. Mara mencionou ser importante avaliarmos e estabelecer critérios para inclusão de chamadas e conteúdos nas Seções Veja Também e Notícias, ou seja, parte visual e atualização periódica. Nesta ocasião os representantes das entidades concordaram e estarão atentos a isso.

Na seqüência, a Sra. Nádia pede elaborarmos matriz de responsabilidade com o objetivo de direcionar e agilizar os assuntos e trabalhos relacionados com a BVS-Ho., como por exemplo inclusão de seções, novos projetos, validar conteúdos, alimentar, atualizar as seções etc.. A Sra. Rosângela manterá contato com a equipe para elaborar planilha.

A seguir Dr. Álvaro. destaca a importância da seção Temas, e solicita treinamento deste sistema para montar estratégia de busca, indexação. Momento em que a Sra. Nádia ficou de verificar esta capacitação.

Nesta oportunidade, a Sra. Rosângela perguntou quais seriam as condições para que a BVS-Homeopatia pudesse estar incluída no site da BIREME (página) como certificada.  A Sra. Nádia informou que para isso,  é  feita  uma avaliação onde alguns pontos são considerados, como conteúdos, atualizações, etc.

Como consideração final, queremos destacar os avanços obtidos neste período, e isso graças ao espírito de colaboração de toda equipe da BVS-Ho. em especial as representantes da BIREME Sra.Nádia e Sra.Mara a quem agradecemos o trabalho e a atenção que têm dispensado para o desenvolvimento desta iniciativa.

Nada mais tendo a tratar deu-se por encerrada a reunião.

Rosângela Brambilla - Bibliotecária

Campinas, 19 de Outubro de 2003