ATA DA QUINTA REUNIÃO DO COMITÊ CONSULTIVO/EXECUTIVO DA
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – HOMEOPATIA BRASIL (BVS-Ho.Br.)

No dia 28 de Janeiro do ano 2005, por teleconferência às 22:00 horas, foi realizada reunião com representantes do Comitê Executivo da BVS-Ho. a saber:

BVS-HOMEOPATIA
Coordenador
Dr.Álvaro Mesquita Jr. - São Paulo-SP - APH

AMHB – Associação Médica Homeopática Brasileira
Dr. Matheus Marim - Campinas-SP

APH - Associação Paulista de Homeopatia
Dr. Márcio Armani - São Paulo-SP

FEMHPr.-Fundação de Estudos Médicos Homeopáticos do Paraná
Dr.Nelson Pala - Londrina-PR

Sra. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla – Bibliotecária - Campinas - SP.

Sra. Ivani Delamare Sena - Bibliotecária - São Paulo-SP.- APH

Sra. Maria Helena Moris - Bibliotecária - São Paulo-SP - ausência justificada - APH

Sra. Déa Tereza Nicioli - Secretária - Campinas-SP - ausência justificada


Considerando a nova etapa da BVS-Homeopatia, ou seja, inserida em espaço virtual na página da BIREME, e conforme entendimentos do Comitê Executivo, Dr. Matheus Marim solicitou reunião com os membros deste Comitê, para tratarem dos seguintes assuntos - pauta desta reunião:

1o. Planejamento Estratégico/2005-2006

2o. Implantação da Nova Versão - BVS-Site

3o. Assuntos Gerais - BVS-Ho.


Iniciando a reunião Dr.Álvaro Mesquita Jr. fez breve comentário sobre o grande avanço da BVS-Ho. em estar inserida na página da BIREME e também agradeceu o empenho de todos da equipe, especialmente Dr.Matheus Marim pelo apoio efetivo que vem dedicando à frente deste trabalho assessorado pela Sra. Rosângela Brambilla, o que certamente possibilitou a concretização disso.

Para o item 1o. Planejamento Estratégico/2005-2006, Dr.Álvaro pediu aos membros do comitê que, através de seus equipamentos, entrassem no site da Bireme acessando a página BVS-Homeopatia e, localizassem o Planejamento Estratégico - Fev/2003, pois os trabalhos seriam conduzidos a partir deste, item por item.

As metas e ações referentes a cada item do Planejamento Estratégico/2005-2006 encontram-se em texto separado desta ata, cabendo destacar aqui que coube ao Dr.Matheus Marim a tarefa de fazer convite de participação ao Comitê de Farmácia da LMHI - Liga Medicorum Homeopathica Internationalis (Dra. Amarilys de Toledo Cezar); a AMHMG - Associação Médica Homeopática de Minas Gerais (Dr.Mário Antonio Cabral Ribeiro) e sondar a possibilidade de participação da AMHMS-Associação Médica Homeopática do Mato Grosso do Sul (Dra. Silvia Nogueira Emboava). Ação conjunta será dirigida ao IHB - Instituto Hahnemanniano do Brasil para sensibilizá-lo a disponibilizar sua biblioteca a secção Literatura Científica e Técnica em Homeopatia.

Dando prosseguimento, passou-se para o item 2o. Implantação da Nova Versão - BVS-Site, momento em que a Sra. Rosângela Brambilla informou que conversando na Bireme e após correspondências, está previsto para o mês de fevereiro/05 a migração do site da BVS-Homeopatia para a nova versão, bem como instrução/capacitação para operacionalizar. Esta mudança irá atualizar o site como um todo, principalmente quanto a administração da seção Temas, que, permitindo criar dentro de cada categoria subitens, atenderão melhor quando de uma pesquisa na Base HomeoIndex. (estrutura do DeCS - 17 Categorias - 15 do MeSH - 2 criadas pela Bireme uma a Homeopatia e a outra Saúde Pública). No processo de transição poderão estar participando das instruções as Sras. Rosângela, Maria Helena e Ivani.

A Sra. Ivani comentou sobre algumas dificuldades apresentadas pelos alunos da escola EPH quando da pesquisa em Bases de Dados, mais especificamente na Base HomeoIndex, até por desconhecerem alguns detalhes como por exemplo; evitar efetuar a busca, no campo pesquisar, com palavras que se referem a especialidade, devem procurar mencionar, neste campo, palavras que qualificam a especialidade - exemplo: em pediatria utilizar a palavra criança. Dr. Matheus então, sugere a ela estar elaborando um texto com instrução, dicas, principais termos, que auxiliem os alunos na pesquisa, depois, em conjunto com a direção da escola verificar uma forma de divulgar e até aplicar isso, momento em que Dr. Márcio Armani da Equipe de Indexação APH se prontificou também em estar colaborando neste trabalho. Cabe acrescentar, no sentido de divulgar, que a Bireme possui curso de Acesso às Fontes e Serviços de Informação.
Comentou também, da importância de verificarmos algumas categorias do DeCS (HP-Homeopatia) quanto a incluir seu significado, acrescentar novos termos dentro destas categorias, principalmente, quanto a categoria Farmácia Homeopática.

Passando para o item 3o. Assuntos Gerais - BVS-Ho. o Dr. Nelson Pala responsável pelo LIS, informou que está atento a novos sites em Homeopatia, agradece a equipe pelo envio de alguns endereços e reforça para que continuem enviando novos endereços para sua avaliação.

Em seguida Dr. Matheus comunicou ao comitê que a poucas horas recebeu a informação de que a Sra. Mara Lucia Gomes estará deixando de prestar serviços à Bireme.

Momento que todos da equipe da BVS-Ho. agradecem a Mara a atenção, profissional que tão bem soube conduzir os trabalhos, deixaremos registrado palavras do Dr.Matheus Marim:

- Ela se constituiu para nós em um apoio seguro e constante, orientadora paciente e interessada.
Externamos aqui todo o nosso reconhecimento e gratidão -.

Dentro deste item Dr. Matheus sugere para a equipe, estar fazendo reunião como esta a cada 3 meses, ou antes conforme a necessidade.

Nada mais a tratar Dr. Álvaro encerrou a reunião agradecendo a participação de todos.

Rosângela Ap.Fidelis Brambilla - Bibliotecária

Campinas, 04 de fevereiro de 2005.