Informe sobre a BVS-Homeopatia Brasil

 

As informações a seguir serão encaminhadas ao grupo responsável da Bireme, que reunindo os dados sobre as iniciativas brasileiras no desenvolvimento da BVS contribuirá para apresentação no Grupo de Trabalho -BVS em Perspectiva nos Países-,    quando da 4ª. Reunião de Coordenação Regional da BVS a ser realizada nos dias 19 e 20 de Setembro/05 em Salvador.
 


1 - Sobre o estado de avanço da BVS – Homeopatia

A BVS-Ho. avança dentro da sua velocidade própria em virtude dos temas específicos que ela aborda e das características próprias do desenvolvimento do sistema BVS.

Avançamos em relação à demanda do usuário uma vez que ao ouvi-los fomos adequando os itens aos seus anseios, facilitando acesso tanto a informação científica quanto técnica, tornando mais consciente a informação aos gestores de saúde aos pesquisadores e aos educadores em Homeopatia.
 

O avanço caminha pelo desafio de informar cada vez mais as pessoas e adequar mais sites a tornarem-se acessíveis dentro dessa imensa rede.

Referente a práticas consideradas merecedoras de socialização, de nossa parte recomendamos informações detalhadas sobre a Legislação que normatiza o assunto de cada BVS, colaborando assim, para deixar claro aos usuários os limites do campo em questão.


2 – Sobre o apoio político para o desenvolvimento da BVS-Ho.

A BVS-Ho. recebe apoio político de todas as instituições homeopáticas nacionais e da Liga Médica Homeopática Internacional – LMHI.

É mínima a colaboração com redes internacionais uma vez que não responderam ao nosso apelo. (Desafio: sensibilizar estes grupos internacionais que ainda não responderam).

Até o presente momento não tivemos questionamento ao acesso aberto, e a qualidade de serviço, sem dúvida alguma, é o que ampliará o apoio político à nossa BVS.

Em relação às políticas públicas aguardamos reunião com o Sr. Ministro para delinear o trabalho completo. Onde a BVS - Homeopatia se constituirá em importante ferramenta para fazer avançar a Homeopatia dentro do segmento políticas públicas.


3 – Sobre a metodologia da BVS-Ho e sua aplicação na gestão de fontes e fluxos de informação científica e técnica em saúde.

A BVS-Ho utiliza o Planejamento Estratégico como método no processo de desenvolvimento e gestão de fontes e fluxos de informação científica e técnica. Em seu conteúdo estão as diversas etapas a serem implementadas e as efetivamente implantadas. Este Planejamento é feito através da interação e troca de experiências entre os integrantes das entidades homeopáticas representativas denominado de Comitê Executivo e Representante da Bireme, que através de reuniões por teleconferência, e-mails e reuniões de trabalho definem um plano de metas, ações, prazos e responsáveis.

Dentro deste planejamento destaca-se como meta já realizada a atualização das versões das metodologias aplicadas na BVS-Ho.

Quanto a visibilidade e acessibilidade das fontes de informações, a BVS-Ho. tem sido consultada a respeito de tratamentos e uso relacionados aos medicamentos homeopáticos.


4 – Sobre os recursos humanos

No que tange aos recursos humanos os avanços foram conseqüência da atenção dada pela BIREME à capacitação dos profissionais que colaboram.

As dificuldades que ainda persistem encontram-se na área de treinamento de pessoas que estão envolvidas com a alimentação de dados uma vez que os esforços até agora encetados mostraram insuficientes.

Por outro lado, existe a predisposição e a boa vontade daqueles que fazem a inserção destes dados em se auto capacitar através da realização de cursos, principalmente, na área de informática.


5 – Sobre infra-estrutura de tecnologia de informação

A evolução tecnológica exige constante atualização dos recursos de informática. E, se de um lado favorece, amplia e agiliza o acesso on line as fontes de informações, de outro, dificulta a sua implementação em razão do custo envolvido.

Porém, esta atuação tecnológica faz parte da BVS como um todo, já que se apresenta como novo paradigma organizacional e operacional para favorecer o acesso às informações científicas e técnicas na área de saúde. .

Neste sentido, a BVS - Homeopatia tem direcionado ações e vem adequando seus equipamentos de informática para que sejam compatíveis ao modelo atual da BVS visando continuidade deste importante trabalho.

Como sugestão, para aumentar ainda mais a visibilidade da BVS, seria interessante aparecer como primeiro site a ser mostrado quando de pesquisa no Yahoo, Altavista, Google, (entrando com a palavra Homeopatia).

 

Comitê Executivo da BVS-Homeopatia
11 de Setembro de 2005

RB/