PROJETO BVS – HOMEOPATIA BRASIL
 
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

MAIO/2003
 

             
 A primeira folha trás Introdução, Objetivo, Operacionalização e Ação, incluir junto com o item Ação:
 
Ata de Reunião
Regimento Interno da BVS-Homeopatia
 
 

PERSONOGRAMA
 
Incluir:
Comitê Executivo:
 
Face as necessidades para implementação das ações demandadas do Comitê Consultivo e, principalmente para o desenvolvimento de estudos, planejamento e rastreamento de literatura e contatos com Instituições Homeopáticas, estabelecemos um Comitê Executivo constituído dos seguintes profissionais:
 
Dr. Álvaro Mesquita Jr. – Coordenador Geral da BVS-Homeopatia Brasil
 
Dr. Matheus Marim - AMHB
 
Dr.Nelson Pala – FEMHPr
 
Dr.Marcio Armani - APH
 
Maria Helena Moris - Bibliotecária - APH
 
Rosângela Ap.Fidelis Brambilla – Bibliotecária
 
Déa Tereza Nicioli – Secretária
 
 
 
Comitê Consultivo - Titulares
Comitê Consultivo - Suplentes
 
Acompanhamento 
Reiniciando os trabalhos da BVS-Homeopatia Brasil, o Comitê Executivo enviou correspondência a todos os componentes do Comitê Consultivo (Titulares e Suplentes), bem como às Entidades que estão representando, para anunciar um reordenamento operacional na condução dos trabalhos.
 
Encaminhamos também, carta aos Presidentes das Entidades, pedindo comunicar-nos quando de alteração das pessoas que estão fazendo parte do Comitê Consultivo (Titulares e Suplentes) neste Projeto.
 
 
 
PROPOSTAS DE PROJETO 
Legenda > em projeto – em desenvolvimento - operacional (em operação)
 

OBSERVAÇÃO: 
Independentemente da atualização que faremos em cada item do Planejamento Proposto, cada Projeto BVS-Ho.Br, terá uma planilha de acompanhamento conforme modelo.
 
 

BVS-Ho.Br. 1 (operacional)
PÁGINA NACIONAL DA BVS-HOMEOPATIA BRASIL
 
Acompanhamento: 
Correspondência enviada pelo Comitê Executivo solicitando autorização para integrar o site das Instituições abaixo mencionadas à rede da BVS-Ho.Br.
 
Instituições:
AMHB – APH – AMHES – IHB – FEMHPr – ABFH – IHJTK - SGH
 
Concomitantemente o Comitê Executivo manterá contato com a BIREME para criação de links.


 
BVS-Ho.Br. 2 (em desenvolvimento)
LITERATURA CIENTÍFICA E TÉCNICA EM HOMEOPATIA
 
BVS-Ho.Br. 2.1 (em projeto)
CONTROLE E DISSEMINAÇÃO DE METODOLOGIA PADRONIZADA DA LITERATURA NACIONAL EM HOMEOPATIA
 
Acompanhamento: 
O Comitê Executivo elaborou Modelo de Carta que será encaminhado às Instituições abaixo mencionadas:
 
Instituições:
AMHB – APH – AMHES – IHB – FEMHPr – ABFH – IHJTK - SGH
 
Antes da expedição desta carta, estamos acertando alguns detalhes (Bireme).
 
Visando facilitar e agilizar o envio das informações, referentes ao material bibliográfico que as Instituições possuem, estamos elaborando planilha que será anexada à carta.
 
O processamento para disponibilizar estes dados na BVS-Ho.Br., seguirá metodologia específica. Para tanto receberão treinamento pela BIREME as Sras. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla e Maria Helena Moris, Bibliotecárias e Déa Tereza Nicioli – Secretária.
 
 
 
BVS-Ho.Br. 2.2 (operacional)
OPERAÇÃO ON-LINE DE BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM HOMEOPATIA
 
Acompanhamento: 
O Comitê Executivo visando ampliar o acesso à outras Bases de Dados Internacionais, está elaborando modelo de carta (contendo apresentação, finalidade, objetivo, proposta) também, destacando; o acesso à Base HomeoIndex , e, que essas Bases de Dados deverão ser operadas na BVS-Ho.Br. de modo integrado ao serviço SCAD e às coleções e livros eletrônicos em Homeopatia.
 
Verificar junto à BIREME critérios que deverão ser obedecidos para esta tratativa.
 


BVS-Ho.Br. 2.3 (em desenvolvimento)
OPERAÇÃO ON-LINE DE TEXTOS COMPLETOS EM HOMEOPATIA
 
Acompanhamento: 
Em correspondências (e-mail) datadas de 14/06/2002 e 13/02/2003, menciona-se possuirmos alguns livros digitalizados na íntegra.
Maria Helena Moris, Bibliotecária da APH, está verificando junto ao Dr.Márcio Armani – APH a situação, no presente momento, para que possamos dar andamento no assunto.
Para disponibilizar este material na BVS-Ho.Br, seguindo metodologia SciELO, as Sras. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla e Maria Helena Moris, Bibliotecárias e Déa Tereza Nicioli – Secretária, receberão treinamento junto à BIREME.
 

 
BVS-Ho.Br. 2.4 (operacional)
SCAD – SERVIÇO COOPERATIVO DE ACESSO AO DOCUMENTO
 
Acompanhamento: 
A Biblioteca da APH-Associação Paulista de Homeopatia, já vem operando o serviço de cooperação de acesso ao documento – SCAD, como Centro Cooperante.
O Comitê Executivo estará elaborando modelo de carta a ser encaminhada às Entidades que possam se tornar Centros Cooperantes, antes porém, verificar com a BIREME qual o critério a ser cumprido pela Entidade.

 
 
BVS-Ho.Br. 2.5 (em projeto)
PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA EM HOMEOPATIA
 
BVS-Ho.Br. 2.5.1 (em projeto)
PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NACIONAIS
 
Acompanhamento: 
Tratando-se de uma rede de coleções de textos completos em formato eletrônico, o Comitê Executivo entrará em contato com a BIREME verificando se para este procedimento, é necessário formalizar algum termo ou contrato com a Instituição, Autores e pessoas responsáveis, antes de publicar na BVS-Ho.Br.
Cabe acrescentar que possuímos a coleção completa de textos dos artigos publicados na Revista de Homeopatia – da APH de 1936 a 2000. (CD - formato pdf –  Acrobat). Verificar como poderíamos aproveitar este material para torná-lo disponível na BVS-Ho.Br.
A BVS-Ho.Br. já possuí link de acesso, ou seja, entrando em “Literatura Científica”, menciona-se “Textos Completos”.
A publicação eletrônica deverá obedecer metodologia SciELO, portanto, para tornar este material acessível, pessoas deverão ser treinadas pela BIREME. (Sras. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla e Maria Helena Moris, Bibliotecárias e Déa Tereza Nicioli – Secretária.).
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 2.5.2 (em projeto)
ACESSO A COLEÇÕES DE PERIÓDICOS INTERNACIONAIS EM HOMEOPATIA EM FORMATO ELETRÔNICO
 
Acompanhamento: 
Para o acesso as coleções de periódicos internacionais em formato eletrônico, verificar junto a BIREME, o que teríamos que formalizar para que essas iniciativas tipo consórcio propiciassem operação desse acesso aos periódicos internacionais, de forma compartilhada, dentro da BVS-Ho.Br.
O Comitê Executivo após estas tratativas, manterá contato com os responsáveis pelas coleções de periódicos considerados essenciais, solicitando autorização para disponibilizá-los na BVS-Ho.Br.
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 3 (em desenvolvimento)
CATÁLOGO DE HOMEOPATIA
 
Acompanhamento: 
O Catálogo de Homeopatia tem como objetivo abranger todas as iniciativas dentro da área de Homeopatia tais como: 
instituições, bibliotecas, grupos de estudo/pesquisa, cursos, periódicos, eventos, profissionais, empresas.
Como esta previsto neste projeto, inicialmente, os profissionais e empresas constarão dos catálogos de maneira gratuita, futuramente deverá ser estuda e definida forma de contribuição financeira destes grupos, visando cobrir custos operacionais.
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 3.1 (em projeto)
CATÁLOGO DE INSTITUIÇÕES E SUAS BIBLIOTECAS
 
Acompanhamento: 
O Comitê Executivo deverá definir junto BIREME os dados que constarão em formulário específico, para disponibilizar este catálogo na BVS-Ho.Br.
Criação de um link pela BIREME, permitindo o acesso dos usuários da BVS-Ho.Br as informações constantes do Catálogo de Instituições e Bibliotecas.
Após os procedimentos acima o Comitê Executivo enviará correspondência as Instituições e Bibliotecas na área de Homeopatia, solicitando autorização para inseri-las no respectivo catálogo informando, uma vez inseridas, sobre a necessidade de sua atualização.
Para tornar este material acessível, pessoas deverão ser treinadas pela BIREME. (Sras. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla e Maria Helena Moris, Bibliotecárias e Déa Tereza Nicioli – Secretária.).
 

 
BVS-Ho.Br. – 3.2  (em projeto)
CATÁLOGO DE GRUPOS DE ESTUDO

Acompanhamento: 
O Comitê Executivo deverá definir dados que constarão em formulário específico, para disponibilizar este catálogo na BVS-Ho.Br.
Criação de um link permitindo o acesso dos usuários da BVS-Ho.Br as informações constantes do Catálogo de Grupos de Estudo.
Após os procedimentos acima o Comitê Executivo enviará correspondência as instituições destes grupos de estudo na área de Homeopatia, solicitando autorização para inseri-los no respectivo catálogo informando, uma vez inseridos, sobre a necessidade de sua atualização.
Para tornar este material acessível, pessoas deverão ser treinadas pela BIREME. (Sras. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla e Maria Helena Moris, Bibliotecárias e Déa Tereza Nicioli – Secretária.).
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 3.3  (em projeto)
CATÁLOGO DE CURSOS
 
Acompanhamento:
O Comitê Executivo deverá definir os dados que constarão em formulário específico, para disponibilizar este catálogo na BVS-Ho.Br. 
Criação de um link, permitindo o acesso dos usuários da BVS-Ho.Br às informações constantes do Catálogo de Cursos. 
Após os procedimentos acima, o Comitê Executivo enviará correspondência às instituições na área de Homeopatia, solicitando autorização para inseri-las no respectivo catálogo informando, uma vez inseridos, sobre a necessidade de sua atualização.  
Para tornar este material acessível, pessoas deverão ser treinadas pela BIREME. (Sras. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla e Maria Helena Moris, Bibliotecárias e Déa Tereza Nicioli – Secretária.).
 
 

BVS-Ho.Br. – 3.4 (em desenvolvimento)
CATÁLOGO DE PERIÓDICOS
 
Acompanhamento: 
A Sra.Maria Helena Moris, Bibliotecária da Associação Paulista de Homeopatia-APH, já indexou a Base Periódicos, dentro das normas DeCS.
Conforme correspondência datada de 20/09/2002, a Maria Helena da APH, encaminhou este Catálogo de Periódicos à BIREME para ser disponibilizado na BVS-Ho.Br.
Acrescentamos que este catálogo vem sendo atualizado e, mensalmente é enviado à BIREME.
Portanto, verificar junto a BIREME disponibilizar este material na BVS-Ho.Br., porque já existe link de acesso, ou seja, entrando em “Literatura Científica”, menciona-se “Catálogo de Revistas de Homeopatia”, embora, clicando nesta seção, está aparecendo BVS – Saúde Pública – Catálogo de Revistas.

 
 
BVS-Ho.Br. – 3.5  (operacional)
CATÁLOGO DE EVENTOS
 
Acompanhamento: 
O Comitê Executivo enviou correspondência às Instituições de Homeopatia divulgando o site da BVS-Ho.Br. e solicitando comunicar-nos os eventos sobre os quais tem ciência ou participa dentro da área Homeopática ou onde a Homeopatia tem um espaço.
A Sra. Rosângela Ap. Fidelis Brambilla, Bibliotecária recebeu treinamento da BIREME para alimentar este acesso e disponibilizar as informações dos eventos em Homeopatia aos usuários da BVS-Ho.Br. Este item do Projeto já vem funcionando normalmente.
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 3.7 (em desenvolvimento)
CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS
 
Acompanhamento:
O Catálogo de Profissionais tem como objetivo anunciar e divulgar os profissionais que atuam dentro da Homeopatia em suas diversas áreas, tais como:
BVS-Ho.Br – 3.7.1 – Catálogo de Médicos
BVS-Ho.Br – 3.7.2 – Catálogo de Veterinários
BVS-Ho.Br – 3.7.3 – Catálogo de Odontólogos
BVS-Ho.Br – 3.7.4 – Catálogo de Farmacêuticos
BVS-Ho.Br – 3.7.5 – Catálogo de Pesquisadores
Conforme está previsto no Projeto, inicialmente, poderá ser um serviço gratuito, porém, futuramente, deverá ser estuda e definida uma taxa de manutenção àqueles que se interessarem em permanecer registrados no site da BVS-Ho.Br. O objetivo desta contribuição financeira é cobrir custos operacionais.
Para desenvolvimento dos itens acima, o Comitê Executivo deverá definir os dados que constarão em formulário específico, bem como, se haverá necessidade de formalizarmos um Termo de Compromisso com estes profissionais, para disponibilizar estes catálogos na BVS-Ho.Br.
Criação de um link permitindo o acesso dos usuários da BVS-Ho.Br às informações constantes em cada Catálogo.
Após os procedimentos acima o Comitê Executivo enviará correspondência aos profissionais da área de Homeopatia, solicitando autorização para inseri-los no respectivo catálogo informando, uma vez inseridos, sobre a necessidade de sua atualização.
Para tornar este material acessível, pessoas deverão ser treinadas pela BIREME. (Sras. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla e Maria Helena Moris, Bibliotecárias e Déa Tereza Nicioli – Secretária.).
 

 
BVS-Ho.Br. – 3.8 (em desenvolvimento)
CATÁLOGO DE EMPRESAS
 
Acompanhamento: 
Trata-se de um catálogo nacional de empresas na área de Homeopatia, que permitirá anunciar e divulgar os diversos tipos de serviços que estas empresas prestam dentro de sua especialidade.
Conforme esta previsto no Projeto, inicialmente, poderá ser um serviço gratuito, porém, futuramente, deverá ser estuda e definida uma taxa de manutenção àquelas empresas que se interessarem em permanecer registradas no site da BVS-Ho.Br. Especificamente, no caso de empresas, o objetivo desta contribuição financeira além de cobrir custos operacionais, permitirá o desenvolvimento da BVS-Ho.Br.
O Catálogo de Empresas compreende os seguintes segmentos:


 
BVS.Ho.Br – 3.8.1 - Catálogo de Farmácias
BVS-Ho.Br – 3.8.2 - Catálogo de Laboratórios
BVS-Ho.Br – 3.8.3 - Catálogo de Fornecedores de Insumos
BVS-Ho.Br – 3.8.4 - Catálogo de Livrarias
BVS-Ho.Br – 3.8.5 - Catálogo de Softwares
BVS-Ho.Br – 3.8.6 - Catálogo de Outras Empresas afins
 
Para desenvolvimento dos itens acima, o Comitê Executivo deverá definir os dados que constarão em formulário específico, bem como se haverá necessidade de formalizarmos um Termo de Compromisso com estas Empresas, para disponibilizar estes catálogos na BVS-Ho.Br.
Criação de um link permitindo o acesso dos usuários da BVS-Ho.Br às informações constantes em cada Catálogo.
Após os procedimentos acima o Comitê Executivo enviará correspondência as empresas da área de Homeopatia, solicitando autorização para inserí-las no respectivo catálogo informando, uma vez inseridas, sobre a necessidade de sua atualização.
Para tornar este material acessível, pessoas deverão ser treinadas pela BIREME. (Sras. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla e Maria Helena Moris, Bibliotecárias e Déa Tereza Nicioli – Secretária.).
 


BVS-Ho.Br – 4 (em desenvolvimento)
ESPAÇO DO PÚBLICO
 
Este item do Projeto, propiciará uma interação do público em geral sobre o que é a Medicina Homeopática, informando, esclarecendo e acima de tudo ampliando, para cada leitor, a visão sobre a Homeopatia.
Englobam este item os seguintes projetos:
 
 
BVS-Ho.Br – 4.1 (em desenvolvimento)
SALA DE LEITURA
 
BVS-Ho.Br – 4.2 (em desenvolvimento)
FAQ – PERGUNTAS E RESPOSTAS
 
BVS-Ho.Br - 4.2.1 (em projeto)
RESPOSTAS AS DÚVIDAS SOBRE HOMEOPATIA
 
BVS-Ho.Br. – 4.3 (em projeto)
CONVERSAS ON-LINE ENTRE ESPECIALISTAS E PÚBLICOS
 
Acompanhamento:
O Comitê Executivo encaminhou para BIREME o Texto 1 - “Olá seja bem vindo !” e FAQ – perguntas e respostas “Perguntas mais Freqüentes”.
Acrescentamos também, que já temos o Texto 2 - “Homeopatia – Medicina Preventiva e Curativa” e o Texto 3 – “Sobre o que não é Homeopatia” para Sala de Leitura.
No momento, estamos aguardando retorno da BIREME tanto para a criação deste acesso como também, orientação para inserir estes textos e disponibilizá-los na BVS-Ho.Br.
O gerenciamento destas seções está sob a responsabilidade do Dr.Matheus Marim.
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 5 (em projeto)
ACESSO SELETIVO DA INFORMAÇÃO
 
BVS-Ho.Br – 5.1 (em projeto)
ÁREA DE ACESSO IRRESTRITA DIRECIONADA AO PÚBLICO
 
BVS-Ho.Br – 5.2 (em projeto)
ÁREA DE ACESSO RESTRITA AOS PROFISSIONAIS
 
BVS-Ho.Br. – 5.2.1 (em projeto)
ÁREAS DE ACESSO RESTRITAS A GRUPOS DE INTERESSE
 
Acompanhamento: 
Tratando-se de acesso seletivo a medida que for operando a BVS-Ho.Br, estabelecerá um critério de avaliação do que é acesso ao público em geral, acesso restrito aos profissionais e acesso restrito a grupos.
O Comitê Consultivo e Comitê Executivo, precisa elaborar conteúdo contendo diretrizes, que uma vez estabelecidas, servirá de base não só para uma avaliação destas 3 categorias de acesso, como também, critério de seleção para distribuição de senha.
É necessário também, a criação destes links de acesso e treinamento de pessoas para disponibilizar as informações na BVS-Ho.Br. (Sras. Rosângela Ap.Fidelis Brambilla e Maria Helena Moris, Bibliotecárias e Déa Tereza Nicioli – Secretária.).
 
 
 
BVS-Ho.Br – 6  (em desenvolvimento)
COMUNICAÇÃO, NOTÍCIAS E LISTAS DE DISCUSSÃO
 
Acompanhamento:
Para este item do Projeto será necessário identificar fontes de informação, serviços de notícias sobre BVS-Ho.Br.
 


BVS-Ho.Br. – 6.1 (em desenvolvimento)
RESUMO DE NOTÍCIAS SOBRE HOMEOPATIA
 
Acompanhamento:
Este item do Projeto já possui link para acesso, estamos aguardando instruções da BIREME para operar e disponibilizar as Notícias referentes a Homeopatia na BVS-Ho.Br.
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 6.2 (em projeto)
LISTAS DE DISCUSSÃO
 
Acompanhamento:
 Para listas de discussões nacionais e internacionais o Comitê Consultivo e Comitê Executivo estará definindo escopo.
 
 
 
BVS-Ho.Br – 6.3 (em projeto)
MESAS REDONDAS
 
Acompanhamento: 
Para este item mesas redondas o Comitê Consultivo e Comitê Executivo deverá definir escopo.
 
 

BVS-Ho.Br. – 7 (em projeto)
EXPOSIÇÕES E SEMINÁRIOS NA BVS
 
Acompanhamento: 
Conversar na BIREME sobre criação deste link, e operação para disponibilizar na BVS-Ho.Br, exposições e seminários virtuais de temas específicos em Homeopatia, que serão realizados por diferentes instituições.
 
 

BVS-Ho.Br. – 8 (em desenvolvimento)
LIS – HOMEOPATIA – LOCALIZADOR DE INFORMAÇÃO
 
Acompanhamento: 
Este trabalho está sob a responsabilidade do Dr.Nelson Pala.
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 9 (em projeto)
CAPACITAÇÃO DE INTERMEDIÁRIOS E USUÁRIOS
 
Acompanhamento: 
Aguardamos convocação da BIREME para enviar profissionais para treinamento.
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 10 (em projeto)
LEGISLAÇÃO NACIONAL EM TEXTO COMPLETO
 
Acompanhamento: 
Já possuímos texto completo sobre Legislação Farmacêutica Homeopática:
 
Título do Livro
Farmácia Homeopática – Teoria e Prática
 
Autor
Olney Leite Pontes
 
Conforme correspondências para transcrição do livro o autor acredita ser necessário autorização da Editora Manole. Assim sendo, o Comitê Executivo deverá providenciar isto.
 
Aguardamos treinamento dado pela BIREME para disponibilizá-lo em hipertexto, porque já existe link de acesso, ou seja, entrando em “Literatura Científica”, menciona-se “Textos Completos”.
 
 
 
BVS-Ho.Br – 11 (em projeto)
MARKETING
 
Acompanhamento: 
Em estudos pela Equipe Executiva.
 
 
 
BVS-Ho.Br. – 12 (em projeto)
ALOCAÇÃO DE RECURSOS
 
Acompanhamento: 
Em estudos pela Equipe Executiva
 
 
RB/